- dos 8 aos 18

Essa é uma postagem coletiva do RotaRoots, grupo de blogueiros de raiz que acreditam no valor miudezas do dia-a-dia, no resultado do pó mágico combinado com suor e em alguns unicórnios. Ideia original do Hypeness, de escrever uma carta para o seu eu de dez anos atrás.

Querida Renata,

Eu venho em paz, da mesma galáxia, país, mãe e pai, só que do futuro. Sim, é verdade! Não, nunca fui a Marte! Nem pretendo! Essa carta não contém ironias e aliás, se acostume com os adjetivos de carinho, eles são um bem necessário para o coração.

Estou sentada aqui há mais tempo do que o aceitável, e me dói admitir que não me lembro tanto quanto deveria dos meus oito anos. É nessa idade que você assiste o Pequeno Urso? É por esses tempos também que a única cor no seu guarda roupa é rosa? Na verdade nada disso importa. A lembrança que me vem à mente é felicidade. Acho que com isso posso dizer que sua missão foi cumprida, mas desconsidere essa informação assim que passar os olhos por ela porque uma palavra muda tudo.

Você ainda não é você. É sim um projeto de si mesma. Nem eu sou eu ainda, que é você. Na verdade é como se fossemos sempre um projeto inacabado de nós. Sei, é confuso, mas não podia deixar essa oportunidade de abusar tanto dos pronomes em um único parágrafo, passar. Isso me lembra que seu senso de humor vai ser incompreendido mas continue. Um dia ele será apreciado pelas pessoas que você deseja perto, não muito, mas fazer o que.

Menina, antes de dizer que detesta algo, como cenoura, prove! Vai continuar não gostando, mas é preciso experimentar! Você vai voltar muito atrás na vida e irá se arrepender do tempo que perdeu dizendo que não gostava de doce de banana e canjica, mas a vida é para isso mesmo.

As coisas tem que ir! E você só segura mesmo o que já quer ficar, mas você tem que fazer a sua parte. O fato de destino existir ou não é só um detalhe do qual você nunca vai ter certeza. Nessa conta não entram os presentes. Guarde todos porque é um bom exercício para memória do coração.

Sei que parece loucura agora mas poemas são legais, confia. Vão te ensinar coisas que só se aprende nas entrelinhas dos versos. Não tenha medo de ser uma menina, por mais que façam o termo soar pejorativo, não é. As pessoas na maior parte do tempo só falam para não permanecer em silêncio, por isso uma grande parte não sabe o que diz.

Daqui dois anos ninguém vai saber quem foi o Bro’z, mas você ainda vai lembrar quando as pessoas disserem: “sim, sim, sim”. Mas não tenha medo, as pessoas sempre vão lembrar do Rouge. Aprender Ragatanga não foi um desperdício. Isso não muda nada, mas é só uma maneira de te dizer para prestar atenção e investir nas coisas de longo prazo.

Aprenda inglês por necessidade, francês por amor, italiano por causa d’O Poderoso Chefão e sei que você nem sabe o que é isso, mas vai por mim, é bom. Turco? Deixa para lá, deixa.

Muitas vezes a vida vai parecer desesperadora, mas continue. O céu se cansa da escuridão também. O grande segredo está em não deixar a curiosidade morrer, porque até nos dias mais ruins você vai querer ver o amanhã chegar.

Sempre, sempre mesmo vai parecer que você poderia ter feito mais, mas por isso mesmo faça dando tudo que pode. Só não entre em dívida com você. Se puder, vá a locadora e alugue Caçadores de Fantasma. Talvez isso ajude na perseguição daqueles que por um motivo ou outro vierem te atormentar.

Não sonhe tantos com guarda-roupas, porque isso me incomoda muito. Tenha menos medo de baratas e pombos para que eu possa evitar algumas cenas vergonhosas. Cante e dance um pouco mais. Dê mais o melhor de si para o mundo mas guarde as melhores partes para aqueles que resolverem, depois de tudo, ficar. Esses são os importantes e você simplesmente vai saber quando cada um chegar. Parece clichê, e é, mas eles tem um fundo cheio de verdade.

Quase ia esquecendo: você vai se apaixonar, pelas minhas contas, entre esse mês ou o próximo, não liga, ou melhor ligue, mas só durante algum tempo. Toda experiência adquirida vai ser bem vinda, porque lição a gente só aprende com exercício e isso não acontece se você não sair do lugar.

Gostaria de poder dizer mais, mas entendo que algumas coisas tem que se aprender sozinha. O caminho só existe quando você passa e spoilers são perigosíssimos no trajeto. Me calo, mas antes, se leu até aqui e achou que tudo isso é mentira, tudo bem, queime. Você vai se sair bem sem nenhum viajante no tempo. Já fez isso uma vez.

Um abraço para cada momento que há de vir
Você (em partes)

Comentários

Milena M. disse…
Que carta linda, Renata. Achei essa ideia tão genial que postei também, mesmo sem fazer parte do grupo.
Sua carta está cheia de ternura e sem arrependimentos, o que é sempre bom.
"Dê mais o melhor de si para o mundo mas guarde as melhores partes para aqueles que resolverem, depois de tudo, ficar." Amei tanto esse trecho. Uma das coisas que eu quero aprender.
Beijo!

Postagens mais visitadas