- meu querido vestido velho

The Dress Looks Nice On You - Sufjan Stevens

Você é um vestido velho no fundo do meu guarda roupa. Fica guardo lá, no cantinho, nem parece estar ali, mas ás vezes, sem querer, você aparece em cima da minha cama só para eu poder lembrar do que aconteceu, do que não, das expectativas e da realidade. E aí suspirar, respirando um ar empoeirado que me dá alergia. E aí me perguntam: "Porque não joga isso fora?Tá velho, olha!Tem até uns rasgados. Não serve mais em você, nunca serviu" por um tempo eu concordo, não tiro a razão de ninguém, ela é só da pessoa; mas aí eu penso que outras moças lindas vão vestir algo que nunca coube em mim direito. Tá que ele entrava meio apertado, empurrado, mas ele entrava. Eu gostava -na verdade eu o amo, mas não conta para ninguém. Gostar de uma coisa velha assim, que nunca fez nada por você é tão ridículo, e eu não quero ser ridícula- e tenho por ele um apreço tão bonito ainda, mesmo depois de tanto tempo.

Já não dá mais para trocar na loja, não quero vender para nenhum brechó, porque meu Deus! Como eu vou saber que quem vai te pegar nas mãos e sair com você por aí é alguém bom?Porque você sabe, eu te desejo apenas o extremamente bom. O que eu faço? Quero o seu melhor, mas por mais que seja errado, ainda quero que seja comigo, mesmo assim todo remendado, com os fiapos fazendo cocegas nas minhas pernas. Eu quero rir das pessoas que não entendem que você é meu vestido velho e que não vou conseguir te jogar fora por pelo menos o tempo que me restar de uma boa e sã memória. E eu  sei que os novos se tornaram velhos um dia, que não é bom se apegar as coisas, mas eu me apeguei. Me diz aí vestido: não posso simplesmente te levar para uma reforma, fazer uns ajustes, e então fingimos para todo mundo que o passado ainda não aconteceu?

Comentários

Renata disse…
e os seus vestidos velhos, como são?
Violeta disse…
adorei a metáfora <3
e bom, meus vestidos velhos são rapidamente dispensados. mas ficam na minha memória, me torturando lentamente. acho que até sofreria menos se os guardasse.
vou seguir o seu exemplo e tentar remendar alguns.

se cuida :*
Fernanda Cabral disse…
Realmente, linda metáfora. Acho que nunca tive um vestido velho, gostaria de ter um, mesmo todo rasgado depois de passar por uma guerra. Pelo menos ele está ali, pra remendar.

Postagens mais visitadas